domingo, 8 de abril de 2012

QUANTAS VEZES VOCÊ JÁ FOI À BIBLIOTECA?



Retratos da Leitura no Brasil é uma pesquisa que acaba de ser divulgada e aponta que 75% dos brasileiros nunca frequentou uma biblioteca. Segundo a pesquisa, 71% dos entrevistados sabe da existência de uma biblioteca pública em sua cidade e diz que o acesso a ela é fácil.
A média de livros lidos nos últimos três meses por quem vai às bibliotecas é de 3,84 livros. A maioria dos usuários é da região Sudeste (43%). O Nordeste tem 24% de frequentadores assíduos, o Norte e Centro-Oeste 18% cada, e a região Sul, 14%.
Além de não ir à biblioteca, a maioria dos brasileiros (33%) disse que não tem nada que o motive a frequentar o espaço de estudo. Para 20%, no entanto, a existência de livros novos é considerada um atrativo, 17% declararam que facilitaria a ida se elas ficassem mais perto de onde moram e 13% se as bibliotecas tivessem livros mais interessantes.
No nosso entender, a escola deve ser a maior incentivadora da leitura. E são vários os instrumentos que ela pode utilizar para que seus alunos adquiram e mantenham o hábito da leitura. O principal deles seria a nota no boletim para cada livro lido.
Ler não deve ser obrigatório. Mas quem ler expande seus próprios limites. Coloca o mundo em suas mãos. Conquista os sonhos que desejar. Solta as amarras que a vida teima em criar para cada um. Boa leitura para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário