segunda-feira, 3 de setembro de 2012

OLHO NO PROJETO DO PERÍMETRO IRRIGADO DE APODI.

Autoridades potiguares estiveram presentes na assinatura da Ordem de Serviço desta grande obra, no Ministério da Integração Regional, em Brasília.


Agricultura sem água farta não dá. No entanto, mesmo com todas as dificuldades, a população de Rodolfo Fernandes conta com inúmeros agricultores que torcem e rezam anualmente para que o período de inverno seja de boas chuvas. Colhe-se feijão, principalmente, e garante-se uma boa safra de castanha de caju.
Em anos de seca, como 2012, o sofrimento impera e nossos agricultores passam grandes dificuldades para a luta diária do sustento da vida.
Diante desta realidade, alertamos neste blog as autoridades locais e futuros governantes: olho no projeto do perímetro irrigado da Barragem Santa Cruz, em Apodi.
Ali espera-se em breve emprego, renda e fartura para quem gosta e deseja trabalhar no campo. Pois em pleno semiárido seco, teremos água necessária para qualquer tipo de lavoura. Quem investir terá resultados satisfatórios, e quem quiser uma renda mensal segura, mesmo em tempos de seca, encontrará as possibilidades para tal.
A assinatura da Ordem de Serviço para o início da obra do perímetro irrigado da Chapada do Apodi aconteceu na última terça-feira, dia 28, no Ministério da Integração Regional. A obra está sendo considerada fundamental para a economia do Estado por ser o primeiro projeto de grande porte que dará uso a água da barragem de Santa Cruz. Ela será executada por um consórcio, vencedor da licitação, formado pelas empresas EIT (RN) e Fidenss (MG), sendo financiada pelo Ministério da Integração Nacional. Os trabalhos serão acompanhados pelo DNOCS.
Em sua primeira fase serão contemplados 4.024 hectares dos nove mil previstos no projeto total. Para a governadora Rosalba Ciarlini, a obra vai marcar a história do Vale do Apodi e de toda região da Chapada. “Ela vai trazer desenvolvimento, emprego e renda. É um projeto de grande alcance social e vai promover o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou.
Segundo o ministro da Integração Regional, Fernando Bezerra, o perímetro irrigado da Chapada do Apodi é o mais expressivo da carteira de irrigação do Ministério da Integração Regional e vai gerar de 10 a 12 mil novos empregos. “Essa obra é um compromisso com o pequeno produtor rural, um perímetro de interesse social, pois mais de 90% de sua área será ocupada por pequenos produtores rurais”.
O projeto de irrigação está orçado em 212 milhões de reais e  deverá ser concluído até 2014. “Os lotes serão distribuídos para pequenos produtores rurais, agrônomos e empresários. Mas a maior parte será destina aos pequenos produtores”, explicou o diretor-geral do DNOCS, Emerson Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário