quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

TODO MUNDO TEM TALENTO. QUAL O SEU?


Passava umas férias em Recife, há mais de 30 anos, quando em um livro li uma frase que ficou guardada em minha memória: ‘Todo mundo tem talento, o difícil é seguir este talento até aquele lugar obscuro a que ele nos conduz.’
Talento, vocação ou dom, é o nome que se dá a habilidades inatas a cada pessoa, seja qual for atividade profissional ou artística que ela desenvolva. Talento culinário, para ensinar, lidar com crianças, tocar um instrumento, fazer contas matemáticas, pintar, desfilar, atuar, entre outros exemplos.
A conotação de talento como habilidade humana tem sua origem em uma escritura bíblica, no Capítulo 25 de Mateus, na qual Jesus Cristo contou uma parábola aos seus discípulos. Segundo ela, algumas pessoas receberam valores diferentes de seu senhor, e sem que soubessem que isso iria acontecer, foram chamadas a prestar contas algum tempo depois.
As que receberam quantidades maiores de talentos, trabalharam com eles, gerando lucro. A que recebeu apenas um talento, com medo do rigor de seu senhor, preferiu enterrá-lo para entregar tal e qual lhe foi confiado, sendo severamente repreendida no dia da prestação de contas. Mesmo os que recebem poucos talentos têm o dever de fazê-los prosperar e produzir outros. A parábola compara as riquezas entregues aos servos aos dons que Deus entrega aos seus filhos com a tarefa de fazer frutificar esses mesmos dons para o desenvolvimento do seu Reino.
Atualmente, usa-se o termo talento para designar habilidades inatas das pessoas, ou capacidade natural para realizar determinadas atividades. Outro significado do termo é a habilidade extraordinária que algumas pessoas têm para realizar suas atividades diárias, ao ponto de merecerem honra especial.
Estudiosos afirmam que mesmo as habilidades consideradas inatas podem ser desenvolvidas caso haja motivação e com a aplicação de técnicas apropriadas. Assim, qualquer pessoa está, por exemplo, potencialmente apta a aprender música, desde que tenha vontade e use as técnicas apropriadas ao estudo de música.
Desejamos que em 2013 cada um possa descobrir seu verdadeiro talento, fazendo o que realmente gosta e que acredita fazer bem feito, com qualidade superior a maioria. Este é o caminho mais curto para encontrar o prazer e a felicidade de viver, escrevendo com propriedade o seu roteiro, a sua história.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário