quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

8 ERROS DO CONSUMIDOR AO RENEGOCIAR DÍVIDAS.


Muitas famílias entrarão 2013 com dívidas acumuladas durante este ano que termina. Boa parte, desejando encontrar o melhor caminho para se livrar delas o quanto antes. O portal UOL publicou matéria indicando os 8 erros que o consumidor comete ao tentar renegociar suas dívidas. São dicas interessantes que reproduzimos a seguir:  

01) COMPROMETER TODA A RENDA COM DÍVIDAS
É natural que quem tem dívidas queira sair delas o quanto antes. Mas quem compromete uma parte muito grande da renda com as parcelas dificilmente consegue pagá-las. O ideal é que as dívidas (todas elas, incluindo prestação da casa própria) correspondam a no máximo 30% do salário líquido do consumidor.

02) NÃO PRESTAR ATENÇÃO NO PRAZO
Uma boa forma de negociar é pedir que a loja ou o banco reduza os juros cobrados na dívida. Olhar só os juros ou o valor da parcela, porém, não basta. É melhor uma dívida de um dia com 100% de juros do que uma dívida de um ano com 95% de juros. Ou seja: mesmo que a taxa seja mais baixa, a dívida será muito cara se o prazo de pagamento for longo demais.

03) IGNORAR CUSTOS NÃO EXPLÍCITOS
Os juros não são o único gasto que um endividado tem. Estão embutidos em um financiamento outros gastos, como impostos, seguros e tarifas, que muitas vezes não são claramente informados. É obrigação da loja ou do banco deixar claro o custo efetivo total do financiamento, que inclui tudo isso e mostra com maior precisão o gasto que o consumidor terá para quitar aquela dívida.

04) CONTRATAR PRODUTO PARA TER DESCONTO
Muitas vezes, ao pedir um empréstimo para o banco ou renegociar uma dívida, o consumidor é informado de que pode ter acesso a uma taxa de juros mais baixa se contratar um seguro, um título de capitalização ou um cartão de crédito. Essa prática é proibida. Além disso, diz o economista Samy Dana, pagar por um produto adicional pode fazer o desconto na taxa cair por terra.

05) FAZER NOVA COMPRA A PRAZO
Se o consumidor está inadimplente e renegocia a dívida, seu nome deve ser retirado dos cadastros de proteção ao crédito. Isso não significa que ele deve se sentir livre para assumir novas prestações. É necessário honrar o acordo e reservar dinheiro para as prestações. Sair das dívidas é também um sonho, e é preciso priorizá-lo.

06) NÃO ESTABELECER PRIORIDADES
Quem tem várias dívidas ao mesmo tempo precisa estabelecer prioridades de pagamento, até porque nem sempre será possível quitar todas elas de uma só vez. Financiamentos do carro e da casa devem ser priorizados. Isso porque, nesses casos, os bens são dados como garantia, e falta de pagamento pode fazer o consumidor perdê-los para o banco.

07) NÃO REESTRUTURAR O ORÇAMENTO
A primeira coisa que uma pessoa endividada deve fazer é procurar o credor para renegociar o débito. Mas de nada adianta firmar um acordo se o orçamento não for revisto. Antes de sair pagando a dívida, é necessário fazer um diagnóstico financeiro. É preciso conversar com a família e cortar gastos, para evitar cair em novas dívidas no futuro.

08) OPTAR POR SOLUÇÕES MILAGROSAS
As instituições financeiras oferecem vários produtos para quem está endividado. Entre as novidades, estão título de capitalização que sorteia dinheiro para quitação de dívidas e empréstimo que permite ao consumidor "pular" uma parcela. Acreditar na sorte ou adiar o pagamento, porém, não é a melhor forma de encarar o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário