domingo, 28 de outubro de 2012

A DOENÇA CHAMADA ALCOOLISMO.


A palavra ‘alcoolismo’ é conhecida de todos, porém, são poucos os que sabem exatamente o seu significado. Caracterizada pela compulsão para beber, perda de controle, dependência física e tolerância à ingerência de altas quantidades de álcool, o alcoolismo afeta o alcoólatra que, quase sempre, não percebe a gravidade de sua doença, até mesmo quando os sintomas são bem claros, como náusea, suor, tremores e ansiedade quando se para de beber. Sintomas que muitas vezes só são aliviados com mais bebida, ou tomando outra droga sedativa.
O alcoolismo também tem pouco a ver com o tipo de álcool bebido, há quanto tempo a pessoa bebe, ou até mesmo quanto álcool bebe. Porém, tem muito a ver com a necessidade incontrolável por álcool. Esta descrição do alcoolismo nos ajuda a entender o porquê de a maioria dos dependentes de álcool não conseguir se valer só de "força de vontade" para parar de beber. Estas pessoas estão sob a forte compulsão do álcool, uma necessidade que se mostra tão forte quanto a sede ou a fome.
Reconhecer que precisa de ajuda não é tarefa fácil, porém, é preciso ter em mente que quanto antes vier a ajuda, melhores serão as chances de uma recuperação bem sucedida. Qualquer relutância que a pessoa sinta em discutir sobre o assunto com um familiar ou profissional de saúde, pode reforçar muitos preconceitos sobre o alcoolismo e os dependentes de álcool.
Em nossa sociedade, prevalece o mito de que um problema com álcool é sinal de fraqueza moral. Como resultado, o alcoólatra pode até achar que procurar ajuda é admitir algum tipo de defeito, algo a se envergonhar. Contudo, o alcoolismo não é uma doença que indique maior fraqueza que o diabetes ou a asma. E ainda, identificar um possível problema com álcool tem uma compensação enorme, uma chance de viver com mais saúde.
Quando se decide enfrentar o problema, o alcoólatra precisa ser o mais honesto possível. Fazer os exames médicos e físicos necessários, para que o médico, concluindo existir a dependência do álcool, recomendar um especialista para diagnosticar e tratar o alcoolismo. É preciso entender tudo sobre a necessidade do tratamento e as formas de tratar a dependência, para que a vitória da superação acabe sendo bem sucedida.

Um comentário:

  1. Oi!!!é muito ttriste uma pessoa alcolatra,por que o pior de tudo como já foi citado no texto,a pessoa não rechonece que tem esse problema,falo por que na minha familia tem uma pessoa assim,e ele fala que não vai parar de beber porque é a sua diversão,mesmo sabendo que está prejudicando a saúde dele,já foi feito de tudo que poderiamos,os melhores tratamentos quando esteve super mal,voltou a ficar limpo,mas voltou tudo de novo,e a familia toda sofre junto,por querer ajudar,mas ele mesmo não quer se ajudar!!!

    ResponderExcluir