Um dos principais objetivos da existência de uma Prefeitura,
principalmente em municípios pequenos, é proporcionar um ensino de qualidade as
suas crianças e jovens. É um objetivo tão importante que a maior parcela de sua
receita é destinada ao setor da educação. Até pelo fato do maior número de
funcionários municipais está lotado na Secretária de Educação.
O movimento Todos Pela Educação detectou, no
entanto, que a grande maioria dos municípios brasileiros não está conseguindo
atingir as metas mínimas estabelecidas para que se consiga colocar o país entre
os países com nível de educação aceitável.
São essas as 5 metas predefinidas pelo Movimento:
Mesmo com os índices das outras metas não estando em um nível
desejado, é a Meta 3 que mais preocupa a
Comissão Técnica do Todos Pela Educação. Hoje, o Sistema de Avaliação da
Educação Básica (Saeb) indica que nenhuma das séries avaliadas (5º e 9º ano do
Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio) possui 35% dos alunos com
aprendizado adequado, seja em língua portuguesa, seja em matemática.
O nível é tão baixo que a porcentagem de alunos que
terminam o 3º ano do ensino médio com um aprendizado adequado em matemática
atinge apenas 11%. Ou seja, 89% dos alunos, ou explicando melhor, 89 de cada
100 alunos terminam o ensino médio sem a adequada formação no conhecimento da
matemática.
Pra que serve uma Prefeitura que não consegue
cumprir o dever básico de formar seus cidadãos? Pra que serve uma sociedade que
não exige de seus governantes o rigor e a disciplina necessários para que seus
filhos e netos possam ser capazes, no futuro, de competir em iguais condições
em um mercado de trabalho cada vez mais acirrado?
Ganhar uma eleição não representa nada se seus
vitoriosos pouco estão se importando em cumprir as verdadeiras funções para
quais foram eleitos.
Obs: Todos Pela Educação é um movimento financiado exclusivamente pela
iniciativa privada, congregando sociedade civil organizada, educadores e
gestores públicos com o objetivo de contribuir para que o Brasil garanta a
todas as crianças e jovens o direito à educação básica de qualidade.
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