sábado, 5 de janeiro de 2013

EXEMPLOS DE DESCASO COM O PODER PÚBLICO.


Dois exemplos de descaso com a administração pública bem pertinho aqui de Rodolfo Fernandes. Resultado da falta de compromisso do eleitor com sua própria cidade, seu próprio futuro, pois além de eleger mal não se interessa em cobrar constantemente transparência e honestidade com o uso dos recursos que são patrimônio da população.
Em Severiano Melo e Felipe Guerra, os Prefeitos, que já haviam administrado anteriormente seus municípios, colocaram seus interesses individuais acima dos interesses coletivos e entregaram suas gestões de forma melancólica, irresponsável e recheadas de irregularidades.
Leiam as matérias publicadas na imprensa:

Jornal de Fato, 04/01/2013:


”VOU TER QUE COMEÇAR DO ZERO”, DIZ NOVO PREFEITO DE FELIPE GUERRA
O quadro administrativo na Prefeitura Municipal de Felipe Guerra era pior do que se imaginava inicialmente. No primeiro dia de trabalho, o novo prefeito Haroldo Ferreira de Sousa, do PSD, precisou dedetizar o prédio da Prefeitura e tomou um susto ao procurar saber das contas do município na Agência do Banco do Brasil, em Apodi. “Tem 1.700 cheques da Prefeitura sem fundos circulando na região, somente do Banco do Brasil”, diz o novo gestor.
“Vou ter que começar tudo do zero”, diz novo prefeito de Felipe Guerra, acrescentando que vai responsabilizar os ex gestores pelos descasos e tentar junto ao Poder Judiciário, tentar conseguiu limpar o nome da Prefeitura para conseguir convênios para construir mirantes, praças, mercado e outros logradouros públicos do município.
O caos administrativo em Felipe Guerra foi combatido, em outubro passado, pelo Ministério Público Estadual na Operação Aves de Rapina, que afastou o então prefeito Brás Costa, o então vice-prefeito, todos os seus auxiliares diretos e alguns indiretos, assim como o presidente da Câmara e seu sucessor imediato. A Justiça bloqueou todas as contas da Prefeitura, para pagamento dos servidores e fornecedores atrasados.
Haroldo decretou estado de emergência administrativa por 60 dias, suspendeu todos os contratos e empenhos e determinou a realização de um censo funcional no quadro de servidores do município. Não havia nenhum documento que norteasse a funcionalidade das secretarias e os programas de computadores nos poucos computadores que restaram na sede da Prefeitura foram deletados. “Já registramos queixa na Polícia”, disse o prefeito.
“Vamos ter que começar o zero”. Com orientação da Assessoria Jurídica, o prefeito Haroldo Ferreira disse que o primeiro passo para uma nova gestão será aprovar um projeto de lei na Câmara Municipal para uma reforma administrativa. “Em seguida vamos fazer um censo no corpo funcional da Prefeitura. Precisamos saber quem trabalha aqui para fazer uma folha de pagamento, já que a que a que existia deletaram”, explica.
Por orientação do assessor jurídico, o gestor também vai abrir sindicância interna na Prefeitura para responsabilizar e até reaver os recursos pagos indevidamente as pessoas que não trabalhavam. O Ministério Público Estadual já apura os outros casos ainda mais graves, onde constavam nomes de pessoas na folha de pagamento mensal da Prefeitura, mas que esta pessoa não recebia estes valores, como é o caso da ex-prefeita de Rodolfo Fernandes.



Jornal de Fato, 03/01/2013:

PREFEITO CHAMA A POLÍCIA PARA DENUNCIAR SUMIÇO DE DOCUMENTOS
A nova administração que vai governar a Prefeitura de Severiano Melo, no Médio Oeste potiguar, pelos próximos quatro anos, encontrou as salas e gabinetes em situação precária para a primeira semana do novo mandato. E o pior: toda a documentação do controle interno das Secretarias de Administração e Finanças desapareceu da sede do Poder Executivo.
O prefeito da cidade, médico Dagoberto Bessa (PSD), registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Policia Civil de Apodi informando que recebeu a Prefeitura sem a documentação de controle interno, como também sem móveis de escritórios, computadores e outros objetos relatados ao delegado de Apodi, bacharel Renato de Silva Oliveira.
De acordo com o secretario de Administração, Gustavo Galileu, o prefeito Dagoberto Bessa não sabe nem o que o município de Severiano Melo dispõe. “Não repassaram nem um documento para a nova gestão, estou com dificuldade para saber o numero de Cargos Comissionados e funcionários efetivos do município”, comentou o secretario de administração Gustavo Galileu.
Baseado nas informações prestadas pelo prefeito Dagoberto Bessa (PSD), o delegado de Apodi, Renato Oliveira, acionou uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (ITEP), para realizar uma pericia na sede da Prefeitura de Severiano Melo e em outros departamentos.
O prefeito Dagoberto Bessa falou do desafio de assumir a administração da cidade e prometeu desenvolver e buscar melhorias para o povo de Severiano Melo. “O prefeito está com uma equipe muito boa e com o respaldo dos vereadores para desenvolver uma excelente gestão”, comentou Galileu.
Finalizando, Gustavo Galileu disse que a administração passada entregou a prefeitura ao novo prefeito sem equipamentos, sem documentos e sem a mínima condição de se iniciar uma gestão.
O delegado Renato Oliveira vai iniciar as investigações através de Inquérito Policial e vai ouvir as pessoas que faziam parte da gestão passada, como também representantes da atual administração. “Vou ouvir o prefeito Dagoberto Bessa para ele informar o que realmente desapareceu”, comentou o delegado, que também aguardara o laudo do ITEP e depois de tudo concluído enviar para Inquérito Policial para justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário